terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rock in Rio 2011: 26 anos de historia!


Bom dia mundo, como estão todos?
O assunto de hoje não poderia ser outro já que todo o Brasil esta voltado para ele: Rock in Rio 2011.
Antes de falar propriamente do festival quero citar alguns fatos que aconteciam no Brasil e no mundo nessa época para que possamos entender o contexto em que esse festival começou a existir.
Pois bem, década de 80. Não podemos nos esquecer que naquela época não havia internet, nem a imprensa fazendo cobertura de tais eventos. Conversei com algumas pessoas que viveram esse período e realmente as coisas não eram tão divulgadas como são hoje, é engraçado porque não consigo imaginar um mundo diferente já que vim de uma geração que começou a viver o avanço da tecnologia e com a rapidez das informações, porem naquela época não existiam sites divulgando fotos ou cobertura ao vivo de shows como vemos hoje na televisão!
O mundo estava passando por uma década considerada marcante para o século XX em relação aos acontecimentos políticos e sociais: considerada como o fim da idade industrial e começo da idade da informação, sendo chamada como a década perdida para a América Latina que nada mais era que
uma referência á falta de progresso da econômica vivida pela América Latina durante a década de 1980, quando se verificou uma forte diminuição da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo. Com tudo isso veio  o desemprego, perda do poder de consumo da população entre outras coisas ruins que sabemos que as crises trazem junto.
Mais calma galera não houveram apenas coisas ruins nesse epoca, essa decada foi muito importante para a musica no sentido de estilos musicais que começaram a aparecer, bandas que começaram a se solidificar e contruir sua historia e as musicas começaram a ganhar seus generos. Em todo esse contexto o CD se desenvolvia,
estava começando a se  fabricar computadores pessoais ou PCs (estes ainda muito primitivos), walkmans e
videocassetes. O heavy metal era um dos gêneros musicais mais populares da década, alguns exemplos que se consagraram neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden e Judas Priest. Também merecem destaque o  período de sucesso que tiveram as bandas Bon Jovi, Van Halen, AC/DC,Guns N' Roses e Scorpions no decorrer dos anos 80 conservando as raízes do hard rock, que eu particulamente gosto muito.
Não posso esquecer de maneira alguma de lembrar que o hip hop surgiu nessa decada junto com a musica eletronica e as primeiras raves. Os clubers era uma tribo, que hoje morta, nascia para esse meio do Dance Music. No underground é criado o rótulo "música industrial" para as bandas que misturavam eletronico com experimental, uma especiel de “metal eletronico” ( que eu definitivamente não gosto) e o rock de garagem surgia dando origem ao grunge na decada ( graças a Deus).
Michael Jackson destacava-se com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; ja na ala feminina Cher, Madonna e Cyndi Lauper é um dos principais ícones fashion de todos os tempos. Essa era a cultura pop que começava a se disseminar atraves do radio e da televisão.
E foi em todo esse contexto que o Rock in Rio nasceu. O fato é que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul.  O público agora local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais.

Esse festival de música foi realizado pela primeira vez em 1985 em uma área especialmente construída para receber o evento conhecida como “cidade do rock”, contava com o maior palco do mundo já construído até então e uma grande infra-estrutura para o equivalente a cinco Woodstocks. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, e tornou-se um evento de repercussão mundial tendo outras edições ao longo da sua historia fora do país e hoje ,em setembro de 2011, acontece pela setima vez o Brasil.
Cara que massa!
Quantas coisas que se passaram daquele ano ate aqui e ainda podemos ver algo em comum: a paixao pela musica. Algo que mudou nunca mudou e é o combustivel para que esse evento ainda continue acontecendo e que sabemos que ainda vai continuar a acontecer em outros periodos, historias e decadas e eu, em um deles com certeza vou estar!

É no clima do rock então que me despeço nessa manhã, ao som de Nevermind que ae ja é outra historia ..
Bom dia a todos e Viva ao rock!



Nenhum comentário:

Postar um comentário