segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O mercado de luxo parte 2

Oi oi lindezas, como foram de final de semana? Muitas saudades de mim?

Tenho certeza que sim haha. O meu foi badaladíssimo com vestibular no sábado e Fire Hardcore Festival em São Paulo no domingo (que foi demais por sinal). Queria poder contar tudo mais meus caracteres não permitem infelizmente.
Bom vamos ao que interessa então, atendendo ao apelo daqueles que me pediram pra continuar esse post o mais rápido possível haha. Recapitulando: Vimos no ultimo post a origem do luxo e o significado por trás desse nome tão , digamos, polemico. Vamos a fundo então entendendo agora o que é verdadeiramente o mercado de luxo.
Como vimos o luxo sempre existiu desde que o ego humano existe. O homem sempre teve necessidade de se destacar no meio em que vive, seja na forma de se vestir, com seus conhecimentos ou com seu status. Infelizmente temos a necessidade de se mostrar uns melhores que outros, isso no reino animal em geral. Até os animais precisam disso, seja na reprodução ou na luta pela sobrevivência. E é no meio de todo esse contexto que de certa forma o luxo surgiu. Querendo ou não pra distinguir classes sociais, querendo ou não para aumentar o ego, o orgulho das pessoas.
Mas o luxo não se define apenas por esses “maus aspectos” ele se define também por qualidade, origem, historia e por trazer satisfação, alegria e prazer a aqueles que o consomem (ou pelo menos deveria). Por todos esses motivos é que o luxo é para um time seleto de pessoas que tem condições financeiras para ostentar tudo aquilo que vem junto ao luxo. Esse mercado nada mais é que um mercado que comercializa objetos, serviços, produtos de alto preço,com designe diferenciado,conforto, qualidade e com muitas outras regalias que o mercado comum não tem. Em uma pesquisa realizada pela revista Veja São Paulo o luxo foi definido por alguns como excesso, superficialidade, vaidade, exibição conta Antonio Prado, diretor-geral da APPM. Depois, acabou descrito como apuro na qualidade dos produtos e objetos de prazer, glamour, conforto e status.
Bom, em meio a todas essas informações e a essa longa e importante introdução, a questão mesmo começa agora: Não importa qual seja sua opinião sobre o luxo, boa ou ruim, o fato é que o mercado de luxo vem crescendo de uma maneira que tem sido notada por estudiosos da área. Ou seja, se esse mercado que movimenta bilhões por ano, mais precisamente 153 bilhões de euros (352 bilhões de reais) têm crescido significa que o numero de pessoas que consomem esse mercado também. Logo, temos uma conclusão mais precisa ainda: A economia do mundo tem crescido!
Mas não são sobre os países em geral que quero focar e sim naquele que de certa forma nos interessa mais: nossa pátria amada salve salve Brasil!
E os dados que tenho são um pouco assustadores, o Brasil é um dos países em que o mercado de luxo mais tem crescido. De acordo com especialistas na atividade do luxo, a aposta é que no Brasil a elevação das vendas chegue a 20%. Em 2008, o setor de luxo movimentou cerca de 5,99 bilhões de dólares no país, de acordo com pesquisa realizada pela MCF Consultoria e Conhecimento e pela GFK Brasil. “Só a cidade de São Paulo representa em torno de 70% desse mercado”, afirma Carlos Ferreirinha, presidente da MCF. ( Fonte VEJA São Paulo). Esse o motivo de tantas marcas de nome estarem migrando com suas lojas para cá, esse o motivo de estarem sendo abertos novos shoppings de luxo no país.
Li uma frase no meio disso tudo que achei interessantíssima: O mercado de luxo tem sido apontado como uma nova tendência! Tendência de forma grossa é modismo, aquilo que esta nas “paradas de momento”. Por isso me indago com a seguinte questão: Como um mercado tão caro vem se transformando em “modinha”? Logo percebemos que a econômica brasileira vem se destacando e com essa movimentação toda que só tende a crescer mais!
Isso é ótimo! Ótimo para o nosso pais,ótimo para nos que vivemos nesse pais! O que me deixa mais feliz é saber que o nosso pais tem capacidade para se tornar uma grande potencia.

E assim chega ao fim (finalmente) esse post haha. Espero ter acrescentado muito a vocês, assim como me acrescentou. E para quem já gostava de luxo agora tem mais outros BONS motivos para gostar mais haha.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário