terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jeans para sempre!

Linda noite para todos, como estão meus queridos?
Eu estou muito bem, muito feliz! Primeiro porque a noite esta maravilhosa e segundo porque consegui retomar com o blog e acreditem, me da uma satisfação enorme poder estar aqui  compartilhando daquilo que sei  com pessoas que procuram saber mais. Isso me fazia uma falta tremenda!
Mais chega de desabafos não é mesmo, depois quero saber de vocês como foi esse tempo longe, com certeza há muitas novidades para serem contadas.
Como todos devem ter percebido o blog voltou com uma roupagem nova: dessa vez mais maduro e abordando temas que tem sido gerado nesse mundo tão globalizado em que vivemos. Serão tratados assuntos bem mais abrangentes e voltado para o mundo artístico e intelectual, com as mais variadas informações que vão desde um livro que esta sendo comentado ate tudo aquilo que esta nas passarelas do mundo fashion.
Como já citei no outro post não quis fazer desse um blog apenas de moda onde somente se comenta tendências de vestimentas e afins, preferi ir mais fundo e englobar tudo aquilo que envolve o mundo da moda, pois como sabemos moda é tudo aquilo que esta na televisão, nas noticias dos jornais, dentro da cabeça de uma pessoa, na maneira dela se portar ou agir. É estilo e prefiro definir esse como um blog de estilo, de pessoas que buscam informações e tem sede de saber mais desse mundo tão contemporâneo e pós moderno em que vivemos.
Todo esse plano de fundo, fontes e cores são para remeter a um ambiente abstrato para que qualquer um que entrar e se identificar com o blog se sinta a vontade. E  como o próprio nome já diz, vamos buscar nesse tempo sentar e tomar um café finíssimo trocando informações como se estivéssemos jogando assunto fora com uma das mulheres mais ousada e inteligente que mudou a historia da indumentária Coco Chanel.
Vamos lá então,
O assunto de hoje é um velho amigo nosso, velho mesmo que como disse um escritor de uma revista de tecidos norte-americana em 1969: “O denim é um dos tecidos mais antigos do mundo, contudo permanece jovem.”
Sim hoje nosso assunto é o Denin, mais conhecido como JEANS.
E antes de entrar na parte principal do tema vou começar dizendo como surgiu esse tecido que vem atravessando gerações há muito mais tempo do que imaginamos.
O denim é a matéria prima usada na fabricação do jeans. Tecido feito de algodão, o que o diferencia dos demais é o corante índigo aplicado apenas nos fios de urdume do tecido fazendo com que ele ganhe a cor azul e tenha a textura característica pelo motivo do índigo não “se dar tão bem” com o algodão. Isso faz com que o tingimento seja superficial, por isso o jeans é vulnerável. Onde ele entra em atrito vai se perdendo a cor, por esse motivo que nossas calças jeans consideradas “velhas” são aquelas já desbotadas e surradas.
O  denim começou a ser usado pelos trabalhadores na Europa no século XVII, mais precisamente na França onde ele surgiu com o nome de serje de Nîmes ou tecido de Nîmes que é o nome de uma cidade na França,  por ser um tecido mais resistente e de durabilidade.
Com a Segunda Guerra Mundial os marinheiros de Genova, na Italia, passam a usar a calça jeans e rapidamente as fazem entrar na Europa, foi dessa forma que ela se expandiu. Esses genoveses, chamados de "genes" ( le-se jeans) pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que os apelidaram de “jeans”.
Atualmente estima-se o consumo mundial desse tecido acima de 3 bilhões de metros lineares por ano. Sendo os principais consumidores os Estados Unidos, a Europa e o Japão, representando juntos mais de 65% do consumo mundial. O Brasil é um dos principais produtores desse tipo de tecido do mundo.
Legal né?
Apesar do jeans já existir há muitas décadas,muitas décadas MESMO, volto minha linha de raciocínio com a frase que comecei o post: “O denim é um dos tecidos mais antigos do mundo, contudo permanece jovem.”
Foi na década de 30 que ele se popularizou, com os filmes de velho oeste onde os cowboys mais galãs do cinema usavam o jeans por ser considerado confortável e resistente a montaria. Então o denim passou a ser menos associado aos trabalhadores e mais ao tecido do autêntico norte-americano simbolizado por John Wayne, Gary Cooper.
Nesse mesmo período, a calça jeans começou a conquistar os milionários americanos que viviam na costa Leste e passavam suas férias  em fazendas da Califórnia, Arizona e outros estados. Para curtirem a aparência de vaqueiro, usavam calças jeans, levando-as de volta para sua cidade, onde eles despertaram o desejo de todos.  Virou símbolo da juventude, tanto naquela época quanto nos dias atuais, e continuará sendo.
Na década de 50 a febre era o classico Five Pockets que é aquela calça jeans com o corte reto. Quem lançou a moda dessa foi nossa musa Marylin Monroe.
Nos anos 60 quem marcou historia foi a cigarrete, aquela que tem o corte afunilado na canela. Ninguem menos que Twiggy, que foi o icone da epoca, para usar esse modelo tambem lançando moda.
Na decada de 70, ao contrario da de 60, as calças "abrem" e aquilo que antes era colado se torna um sino, a boca de sino.E quem estava no auge de sua carrira era Farrah Fawcet com o seriado " As Panteras".
O movimento rock'n roll toma conta do cenario nos anos 80 e junto com ele vem a semmybaggy que é aquele jeans não to justo como a cigarrete e nem tão solto como a boca de sino.E falando em rock'n roll ninguem melhor para lançar moda do que o famoso cantor Bono Vox da banda U2 que começou nessa epoca.
Nos anos 90 a skinny entrou em cena e predominou no gosto de todos,neutra e livre de muitos frufrus é a calça que combina com tudo. E quem não tira essa peça é uma das jovens mais famosas do mundo Mary Kate Olsen.
E finalmente chegando na nossa era,colada como uma segunda pele surgem as jeggins.Ela lembra uma legging mais é jeans. E para representar o estilo do milenio ninguem melhor do que a musa mais influente da nossa decada Lady Gaga.

Agora  em 2011 tenho visto muitas marcas lançarem uma nova onda de jeans. A tendência setentinha que vem voltando, o hippie chic tem trazido junto o jeans que foi o tecido que marcou muito essa época. Ontem mesmo estava lendo a revista GLOSS deste mês e ela traz um editorial todo voltado para o jeans como outras revistas já vem fazendo.
 
Gostaram?
Prometo que hoje eu paro por aqui,percebi que escrevi demais haha.
Depois desse post me deu uma vontade enorme de comprar algumas peças jeans para o meu guarda roupa, mais vai fica apenas na vontade mesmo hahaha.
Boa noite queridos, ate mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário