quarta-feira, 9 de novembro de 2011

X,Y,Z: Gerações gerando transformações! part 1

Depois de um mês longe volto com mil pedidos de desculpas e com tanta saudade que não cabe dentro de mim. Esse final de ano tem sido tão corrido que não tenho tido tempo nem de respirar direito e apesar disso, quero que saibam que não pretendo ficar longe novamente por tanto tempo. Minha consciência esta pesando horrores, mas essa vida de artista que precisa de inspiração não é tão fácil quando se tem outras coisas que ocupam a mente haha. Bom, já que fiquei tanto tempo longe chega de enrolação, o assunto de hoje é legal demais!
Gerações, acredito que muitos aqui têm nos últimos anos ouvido falar a respeito disso, afinal quem nunca teve aula de sociologia aqui? Tudo bem, eu tive e não prestava atenção em nada porque convenhamos é CHATO DEMAIS! Então resumindo, o estudo das gerações nada mais é que um estudo de comportamento dos seres humanos em determinadas épocas, simples. Na verdade poderia ser simples como essa explicação porem a coisa é mais complexa que podemos imaginar.
Por esse motivo esse post será dividido em 2 postagens, como vem sendo os últimos pelo motivo de haver muitas informações e eu falar demais, ta eu sei que falo muito e espero que isso seja bom haha.
Okay, começemos então do inicio onde tudo se deu a luz: Meados da década de 40.
Encerrava-se a Segunda Guerra Mundial e os homens que haviam sobrevivido a esse confronto voltam para suas casas,para suas mulheres.  Logo após, um “boom” de nascimento de crianças acontece nos anos que se sucedem, nasce então a geração Baby Boomers. Quem já estudou historia esta se lembrando desse nome não é?
Essa foi a geração que começou a mudar historia já que antes dela a geração que regia era a “Geração Silenciosa” que entre vários outros motivos não podia se manifestar em meio ao período que vivia.
Os Baby Boomers “reinaram” num período que ia de aproximadamente 1943 a 1964. Foi a primeira geração que cresceu na frente da televisão podendo compartilhar dos acontecimentos mundiais, o que fez toda diferença. Foi também a geração que teve o Rock’n Roll como identidade marcando o período de juventude entre infância e fase adulta. Elvis Presley, Bob Dylan, Beatles entre outros fizeram parte do repertorio dessa geração. Fazendo um parêntese .. CARA NÃO É O MAXIMO!? Ter esse repertório como aquele que marcou sua geração!? OBVIO! Por esse motivo é fácil entender porque nossos avós abominam o tipo de musica que eles são obrigados a ouvir tocar em um carro com som alto que passa na frente da casa deles tocando algo como “ DIG DIN DIG DIN NA CAMA EU TE ESCULAXO”. Okay.
E não podendo deixar de citar uma forte característica dessa geração é que ela foi uma das mais ativas e menos egoístas criando protesto a favor de causas sociais. Essa geração terminou em meados de 60 quando surgiu a Geração X, a famosa geração Flower Power.
                       
A geração paz e amor que, como todos nós sabemos, foi onde surgiram os hippies e a contracultura. Agora sim a historia esta ficando mais conhecida principalmente pelo fato que foi essa a geração que viveu o Woodstock, famoso festival de musica e artes em prol da paz que marcou a época.Essa geração foi um grande divisor de águas na humanidade principalmente pelo fato de serem jovens com sede de mudar o mundo. Filhos da geração Boomer, uma geração reservada, a Flower Power veio para ser diferente de seus ancestrais. Era uma geração que clamava pela paz e principalmente pelo final da guerra que há alguns anos já acontecia no Vietnã. Seu ideal eram permanecer para sempre com o espírito jovem tendo o amor como principal combustível. Eram rebeldes,não acreditavam em Deus, concordavam com o sexo antes do casamento e faziam uso de drogas que naquela época começou a ganhar usuários fieis. Foi uma geração que não se conformava com o período que vivia, rebeldes que assistiram ao início da decadência dos antigos padrões sociais. A maioria nasceu depois da chegada do homem à Lua (1969), viu surgir o videocassete e o computador pessoal o que refletiu no comportamento desse grupo. Foi o ponto de partida para as transformações profundas que viriam ocorrer na política, na ética e no comportamento mudando toda a historia. O Brasil vivia anos de ditadura militar e alunos de faculdade organizavam protestos e peças de teatro revolucionárias. Uma geração já voltada para musica que assistiu ao inicio da carreira de grandes nomes como Jimy Hendryx, The Who e ao surgimento do punk rock com nomes como Ramones. Foram eles que buscaram a Individualidade sem a perda da convivência em grupo, deram maior valor a indivíduos do sexo oposto, buscaram por seus direitos, procuraram pela liberdade e foi à geração que teve menos respeito pela família do que outras gerações.
Essa foi a geração X  que terminou por volta de 84 dando inicio a uma das maiores gerações que viria de todos que vieram e estão por vir: A nossa geração, a Geração Y.
Porem sobre essa eu vou falar amanha já que excedi meu espaço por aqui e pelo motivo de falar a muito! Como sempre, já sei!
Beijos queridos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário