sexta-feira, 11 de novembro de 2011

X,Y,Z: Gerações gerando transformações! part 2

Olá meus amores, como vão todos?
Hoje vamos direto para o foco dando continuidade a ultima postagem, o assunto esta fascinante e não da para perder tempo.
                        
Geração Y a chamada geração do milénio ou geração da internet.
Provavelmente grande parte de vocês que estão lendo fazem parte dessa geração que vai da década de 80 ate um pouco mais da metade do século 90 e tem sido sim a geração mais comentada.
Pois bem, crescemos em um contexto de prosperidade econômica, avanços tecnológicos, democracia e da ruptura da família tradicional o que ajudou claro, a definir todas as características dessa geração. Nossos pais, a geração passada, nos encheram de presentes, nos levavam para praticar atividades e dessa forma moldaram muito bem nossa auto-estima.
O que mais se tem comentado a respeito da geração Y é que somos nós a geração que já vem transformando esse mundo. Uma pesquisa na revista Galileu confirma através de dados que “com 20 e poucos anos a chamada Geração Y é um grupo que está, aos poucos, provocando uma revolução silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam - e as novas estão inventando sozinhos.”
Ual, nem eu sabia que era capaz de tudo isso haha. Apesar de elogios nossa geração ainda é a que recebe mais critica. Sem paciência, egoístas, distraídos, superficiais, folgados, não conseguem se concentrar, nossa mais alguma coisa? Estamos bem mesmo né!
Apesar disso tudo a geração Y ainda é considerada  aquela que esta criando uma sociedade mais voltada para o ser humano, onde os valores estão nas pessoas, naquilo que elas são e acreditam, moldadas por si mesmos onde tudo é comum. A palavra chave dessa geração é igualdade, busca por direitos iguais e por um mesmo ideal. Somos uma geração que tem sede de aprender, de crescer rapidamente, evoluir, testar limites. Jovens que trabalham para se auto-realizar e fazer o que amam e ganhar dinheiro, esta em segundo plano.
Conforme afirma Anderson Sant'Anna para a revista Galileu nosso “egocentrismo” não é algo necessariamente ruim: "Esses jovens estão aptos a desenvolver a auto-realização, algo que, até hoje, foi apenas um conceito. Questionando o que é a realização pessoal e profissional e buscando agir de acordo com seus próprios interesses, os jovens estão levando a sociedade a um novo estágio, que será muito diferente do que conhecemos.”
Nosso foco é cuidar da nossa própria vida sem deixar que ninguém faça isso por nós, dessa maneira nos transformamos na geração com maiores princípios éticos, com opiniões fortes e formadas que são de cada um onde só o próprio individuo pode mexer e mudar, não uma sociedade impondo regras ou ditando normas,não, sabemos muito bem que isso conosco não funciona, não mesmo!
Uma geração que questiona tudo e todos, que deseja saber o porquê de todas as coisas (um ótimo exemplo disso era o Zequinha em Castelo Ra-tim-bum, lembram?) e tem sede do novo, de aprender. Testam seus superiores para ver se eles são mesmo capazes de ensinar, afinal para nós alguém só pode ser superior se fizer jus ao cargo e não por uma simples hierarquia, e claro como eu podia me esquecer, hierarquia é algo que vem ficando invisível com essa geração, pois olham os chefes como amigos. Uma geração que exige respeito de igual para igual, pois todos nós sejamos novos ou velhos temos algo a ensinar.
Não podemos esquecer que crescemos na era digital e somos comparados a um computador que processa vários dados ao mesmo tempo. Ler, conversar no MSN, ver uma publicação no facebook, twittar são alguma das coisas que para nós é comum e que comprovam que essa geração consegue fazer varias coisas ao mesmo tempo, processa muitas informações mesmo tempo. Por esse motivo, c
omo as informações aparecem numa progressão geométrica e circulam a uma velocidade e tempo jamais vistos antes, o conhecimento parece que tende a ficar cada vez mais superficial para a geração Y fora que temos sido considerados a geração mais individualista que ja existiu, focados em nossa propria recompensa. Mas apesar disso, temos uma profunda consciência social, preocupação com o meio ambiente e com os direitos humanos. A maioria tem valores morais muito fortes e tentam viver por eles.
É isso,um pouco do que é a nossa geração. Depois de ter lido tudo isso me senti orgulhosa de fazer parte dela!

Encerro aqui, como imaginei não conseguiria terminar hoje por esse motivo a ultima geração e as considerações finais ficam para a proxima postagem. Essa sim vai estar demais!
Um ótimo dia a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário