sábado, 8 de outubro de 2011

O mp3 e sua historia

Boa noite,
Voltemos no tempo, foi na década de 70 que um professor na Alemanha, Dieter Seitzer junto com seus alunos conseguiu desenvolver o primeiro processador capaz de comprimir áudio. Não podemos nos esquecer que naquela época as únicas maneiras de se escutar musica eram através dos vinis e das fitas cassete, que na década de 80 seriam trocados pelos CDs de áudio que para época era a ultima tecnologia lançada.
O walkman foi lançado no final da década de 70 porem saiu de foco quando o CD apareceu e junto dele o
Compact Disct que era o tocador de CD. Foi uma febre pois ninguém via uma grande novidade assim desde a introdução dos primeiros LPs em estéreo. O CD era novo, caro e conquistou a todos, porem seu valor era alto. O consumidor comum queria, mas não podia o consumidor com maior poder aquisitivo fazia fila para comprar. Em 1988 as vendas de CD superaram as de LPs. Consequentemente aparelhos de som foram sendo desenvolvidos com mais tecnologia ao longo dos anos que se seguiram, inclusive o diskman que já era algo altamente tecnológico pra época. E foi nesse contexto que o mp3 se desenvolveu.
No final de 1991 é terminado o desenvolvimento técnico do padrão que possibilita a codificação de música com qualidade praticamente idêntica à do CD. Nascia o MP3.
No final dos anos 90 o MP3 chegava à casa do usuário doméstico e centenas de pessoas deliravam.  Claro que nessa época a  internet já acompanhava o crescimento e  facilitava ainda mais a disseminação de informações sobre MP3. Mas o que realmente explodiu o mp3 o espalhando pelo mundo foi um programa que muitos já devem ter ouvido falar, que causou grandes polemicas na década: o Napster.

Ele foi o
foi o programa pioneiro no compartilhamento de música e para a distribuição e compartilhamento de MP3. Porem a rede Napster teve uma vida curta, iniciando em 1999 e encerrando em 2001, depois de perder na justiça por conta de ter divulgado a musica “I Disappear” da banda Metallica antes mesmo do seu lançamento. Ai já viu né, os caras ficaram loucos da vida, colocaram a napster na justiça e claro, ganharam a causa.
Em seu começo houve muito preconceito em relação às musicas em formato mp3 que circulavam pela internet. Muitos artistas não concordavam com o fato
de haver pequenas porem modificações em suas musicas, afinal o mp3 reduz o tamanho do arquivo e isso faz com que de certa forma ele perca a qualidade original de estúdio. Houve também criticas em relação ao fato de que com o tempo o CD sumiria e dessa forma como fariam os artistas para lucrarem com suas musicas. Porem existiram aqueles, graças a Deus que tinham a mente aberta e entenderam a importância da disseminação de suas musicas pela internet, enxergando esse como o melhor meio de se divulgar bandas,conhecer novos talentos e fazer o seu som conhecido de uma maneira 100 vezes mais rápida!
Tudo isso é muito bonito porem estamos esquecendo-se de algo primordial: temos a musica mas não temos aonde ouvi-la, é isso mesmo?
Com toda tecnologia avançando as pessoas quiseram também uma maneira de poder ouvir suas musicas onde estivessem sem precisar ligar o radio ou estar na frente de um computador. Alguns aparelhos foram feitos para aderir a essa nova mania, porem nada comparado com aquele que ainda seria criado, e é aqui que nosso grande e memorável amigo Steve Jobs entra.
Antes dos aparelhos propriamente,  o Itunes como programa de compartilhamento sucessor do Napster, surgiu primeiro em janeiro de 2001 e logo em seguida em outubro do mesmo ano foram criados as primeiras gerações do Ipod.
COM TUDO ISSO VEMOS COMO A MUSICA SEMPRE FOI ALGO COM QUE O HOMEM SE PREOCUPOU EM FAZER EVOLUIR.
Foi Steve Jobs essencial em mudar a maneira como as pessoas consomem música, essa é a grande realidade nada exagerada! Se pararmos para refletir, onde estaria a musica hoje sem o programa de compartilhamento, sem o mp3 e sem os Ipods que foram os pioneiros nesse processo? Será que seria tão divulgada e tão massificada como hoje? Ou talvez exagerando um pouco, será que faria tanta parte da vida do homem como faz?

Bom essa parte eu não quero mesmo saber já que não imagino um mundo sem a musica!
Boa noite a todos,
Thank’s Jobs.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário