quinta-feira, 5 de julho de 2012

Uma breve introdução ao Barroco

Bom dia meus queridos amigos, como vão todos?

Estou imensamente feliz de estar aqui, como não poderia deixar de estar. Tenho levado uma vida bem corrida e por isso não tenho tido tempo para atualizar o blog. Enfim, grandes novidades no meu mundo e tenho me sentido muito feliz por isso.
Mas não é só no meu mundo que tenho visto novidades não, no nosso ate aquilo que é novidade já esta desatualizado devido a velocidade com que as coisas acontecem.
E na moda, não poderia ser diferente.

Dou inicio as postagens de hoje então com uma breve introdução do tema que irei abordar.
As semanas de moda estão acontecendo e a Europa esta desfilando agora seu “Inverno Haute Couture 2012” a Alta Costura. E muitas novidades estão vindo por ai. Por esse motivo antes de ir direto para as tendências em si, massificadas como muitos blogs fazem, vamos estudar um pouco de história e entender o contexto disso tudo.



Voltemos para o final dos anos 1500 e inicio dos anos 1700 e temos então nossa palavra de ordem para os estudos de hoje, o Barroco.
Prometo ser breve e usar palavras mais explicativas do que os professores nos ensinavam na 7ª série...
Pois bem, o que foi o Barroco e como tudo isso começou?
Europa, séc. XVII. As coisas não andavam muito bem por aquelas bandas, mais precisamente na Itália. O mundo estava vivendo seu período renascentista, que de certa forma, foi o aquele que “abriu as janelas para que os outros olhassem a sua volta”. As pessoas estavam muito mais abertas para novas ideias e opiniões, após terem vivido anos onde ocorreram muitas mudanças no que diz respeito à cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais. Apesar de ter todo esse plano de fundo como historia, o termo é na real mais empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Certo, foi então nesse cenário onde surgiram grandes filósofos e pensadores que então começaram a questionar o que acontecia ao seu redor. Uma era totalmente humanista, o homem como o centro do universo, o racionalismo como a razão de tudo e tudo era questionado. O homem começou a indagar a respeito de tudo aquilo que era lhe imposto. Foi assim então que as questões “espirituais” e o clero começaram a ser questionados.
Resumidamente, todos nós sabemos que naquele tempo a Igreja mandava em todo o Estado. Nenhuma decisão era tomada, e nada era feito sem a conscientização dos papas e superiores da Igreja Católica. E por trás disso tudo estava a nobreza, de onde brotava  maioria dos membros do clero que voltada estava para os interesses econômicos e políticos.
Vendia-se  indulgência (perdão) e objetos sagrados aos fiéis, assim como a salvação. E enquanto o clero vivia de maneira luxuosa em grandes palácios, era pregado o distanciamento dos bens materiais.
Não conformado com tamanha injustiça é que surge na história Martinho Lutero , estudioso das teorias humanistas, iniciando a reforma protestante onde pregava a verdade que estava na bíblia e propondo mudanças para a igreja. E o resto nós sabemos, a igreja católica se levantou com a Contra-Reforma e foi assim que ouve uma divisão gerando a igreja protestante.
Mais tudo isso é uma introdução da onde eu realmente quero chegar pessoas. Foi nesse cenário que o Barroco nasceu e com essas informações pudemos ter uma ideia de como andava a Europa e consequentemente o mundo naquele período.
E assim me despeço hoje. Amanhã poderemos ir a fundo no assunto e então entender realmente o que foi esse movimento e como ele nos influencia ate hoje.
Até logo, beijos grandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário